Existem três tipos de documentos de valor contabilístico que atestam uma transacção comercial entre duas pessoas ou empresas.
A fatura eletrónica é um documento comercial igual à fatura convencional, mas reduzido a um
formato eletrónico. A fatura eletrónica tem o mesmo valor que a fatura em papel, desde que
contenha as menções obrigatórias para qualquer fatura, e satisfaça as condições exigidas na
lei em vigor para garantir a autenticidade da sua origem e a integridade do seu conteúdo.
Estas propriedades são garantidas através da assinatura digital do documento.
Esta é feita de uma forma eletrónica, podendo ser verificada através do leitor de PDFs que usar no seu dispositivo.
Com a adesão à fatura electrónica a sua empresa não necessitará de imprimir e enviar faturas pelo correio, reduzindo custos e ajudando o ambiente.
Os seus clientes beneficiarão também de uma recepção mais rápida, moderna e organizada.
No menu principal escolha as opções Vendas > Faturas.
Na página das faturas, escolha a opção Nova Fatura.
Deverá depois preencher os dados do formulário:
Na parte inferior da página terá acesso à lista de items da fatura.
Use a barra de pesquisa de artigos para adicionar items à fatura.
Após adicionar um ou mais items, pode alterar a sua descrição, quantidades, desconto e preço unitário.
Clique no botão Finalizar para emitir de imediato a fatura.
Se usar o botão Guardar como Rascunho a fatura será guardada para futura edição,
não lhe sendo atribuído qualquer número, nem sendo enviada para a Autoridade Tributária.
Poderá finalizá-la a qualquer momento através do botão Finalizar na sua página de detalhes.
Uma fatura finalizada pode ser anulada através do botão Anular presente na lista de faturas, e na página de detalhes de uma fatura.
Se usa o método de coumnicação online com a Autoridade Tributária, e a fatura já tiver sido comunicada, não poderá anulá-la.
Tenha em atenção quando deve anular uma fatura ou emitir uma nota de crédito »
Qualquer fatura em estado de rascunho pode ser eliminada, sendo apagada da aplicação, através do botão Eliminar.
Após finalizar uma fatura, na sua página de detalhes fica disponível a opção Enviar por email
O formulário será automaticamente preenchido de acordo com os dados do cliente e do documento para que em apenas um clique possa efectuar o envio.
Contudo pode editar os campos que pretender.
Esta funcionalidade é ideal para que possa emitir faturas em qualquer local, por exemplo, no local de trabalho do seu cliente e enviá-las de imediato.
Clicando no botão Enviar, o seu email será enviado com o documento em questão anexado.
Para emitir um recibo, referente ao pagamento de uma fatura, deve primeiro localizar a fatura em questão.
No menu principal escolha as opções Vendas > Faturas.
Na lista de faturas, utilize a barra de pesquisa para procurar pelo número da fatura, nome do cliente ou data emitida.
Pode ainda utilizar o ordenamento das colunas da tabela para uma pesquisa mais eficiente.
A emissão do recibo pode ser realizada através do botão Recibo na linha da tabela respectiva, ou na página de detalhes da fatura.
Deverá depois preencher os dados do formulário:
Na parte inferior da página terá acesso à lista de items que constam da fatura.
Aqui deverá escolher a quais se aplica o recibo, excluindo as linhas ou diminuindo a quantidade dos items que não pretende liquidar.
Clique no botão Guardar para terminar.
Um recibo pode ser anulado através do botão Anular presente na lista de recibos, e na página de detalhes do recibo.
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